top of page

Qual a diferença entre Psicologia e Psicoterapia?


Os termos Psicologia e Psicoterapia são normalmente utilizados como sinônimos, quando na verdade não são. Cada uma delas possui suas particularidades e diferenças, você sabe quais são? Se a resposta é não, recomendo que continue a leitura desse artigo para conhecê-las, vamos lá?




O que é Psicologia?


A Psicologia é área da ciência que estuda o comportamento humano, seus processos mentais e suas interações. O seu foco é diagnosticar, compreender, explicar e orientar o paciente que chega com queixas de desânimo e tristeza excessiva. Este profissional é responsável por descobrir quais as motivações que levaram essa pessoa a se sentir, pensar e agir de determinada forma.


Vale ressaltar que todas as conclusões que um psicólogo vem a ter, são sempre baseadas em estudos científicos já testados e aprovados, por meio de observação e experimentação. Além disso, este profissional deve atuar de forma neutra e imparcial, sendo seu único objetivo ajudar os pacientes em seu desenvolvimento e compreensão de seus sentimentos e emoções.


Reconhecida apenas a partir de 1879, a Psicologia ocupa muitas áreas diferentes, entre elas, as principais são:


Psicologia Clínica


Psicologia Comportamental


Psicologia Cognitiva


Psicologia da Saúde


Psicologia do Trânsito


Psicologia Educacional


Psicologia Esportiva


Psicologia Forense


Psicologia Infantil


Psicologia Jurídica


Psicologia Organizacional


Psicologia Social


O que é Psicoterapia?


A Psicoterapia consiste no trabalho por meio de diálogo e da conversa sobre questões emocionais. A palavra vem de terapia, e ela pode ajudar o cliente que o busca, a entender os problemas de estresse, ansiedade, mudanças, luto, entre várias outras questões.


Com o acompanhamento da Psicoterapia, seja ele individual, em grupo ou casal, a mudança é notória para as partes envolvidas, deste modo, essa área da Psicologia tem crescido cada vez mais. Vale lembrar que a Psicoterapia tem vários métodos, e fica a critério do profissional qual linha seguir de acordo com a sua prática profissional.


Qual a importância da Psicoterapia?


Assim como os outros meios, a Psicoterapia é muito importante para a sociedade, pois por meio deste processo, o cliente pode ampliar sua visão de mundo, e assim, encontrar maneiras mais simples de se relacionar consigo e outras pessoas, de forma mais saudável. Também é capaz de levar a pessoa a se conhecer mais, e assim, reconhecer suas qualidades, potencial, e sobretudo, valorizar sua existência. Visa ainda promover o crescimento profissional e seu bem-estar emocional.


Além dos benefícios da Psicoterapia e seus objetivos que falamos acima, é também trabalho do psicoterapeuta o tratamento psicológico voltado ao trabalho psicoeducativo, oferecendo ao paciente da forma mais didática possível, e que, o método propõe, a alcançar o entendimento e compreensão da sua doença, tratamento e acompanhamento com o apoio e orientação do psicólogo. São diversos motivos que levam a comprovar que a Psicoterapia é essencial para a vida humana.



Quem pode usar o título de psicoterapeuta?


Psicólogos, psicanalistas ou profissionais que cursaram cursos específicos para tornarem-se psicoterapeutas podem usar o título no Brasil.


Segundo o ministério do trabalho, a psicoterapia é uma atividade regularizada e de livre exercício a todo profissional devidamente habilitado para tal.


Em nota publicada pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia), em outubro de 2017 o órgão responsável pela regulamentação da atividade do PSICÓLOGO no Brasil fica claro, inclusive aos profissionais de psicologia que:


"A Psicanálise e a Psicoterapia não são profissões regulamentadas no Brasil e, desse modo, não possuem Conselho de Profissão para orientar, fiscalizar e disciplinar o seu exercício e acolher denúncias contra profissionais. Estas atuações profissionais são de livre exercício no Brasil, não sendo privativas/exclusivas de psicólogas/os."



Dessa forma, segundo a legislação brasileira, todo profissional que detém as técnicas e métodos para o exercício da atividade pode exerce-la livremente.



Dessa forma torna-se ainda ais importante que quem busca a psicoterapia, avalie o profissional que lhe transmite mais confiança independente da sua formação.

107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page